O cânhamo é uma espécie de Cannabis Sativa que contém menos de 0,3% de THC, ou delta-9-tetrahidrocanabidiol, o principal composto psicoativo da planta. Em suma, cânhamo é qualquer espécie de Cannabis Sativa com menos de 0,3% de THC e é utilizado na fabricação de suplementos nutricionais, como os óleos de CBD, produtos têxteis e biodiesel.
“Trocar o algodão pelo cânhamo pode promover drástica redução no uso de herbicidas, fertilizantes e agrotóxicos no geral”.
Fibras Alternativas: Cânhamo é uma pesquisa focada em análises de ciclo de vida e estudos comparativos do cânhamo têxtil e aponta porque o cânhamo não é inerentemente sustentável. Ao considerar as condições de produção atuais e as possibilidades de ampliação da produção com uma possível legalização da Cannabis, as autoras demonstram que, embora o cânhamo tenha atributos de sustentabilidade, um modo de produção sustentável precisa ser implementado. Isso inclui não só atualização de tecnologias de produção e processamento, como também lógicas produtivas agroecológicas e de baixo carbono.
O material conta com introdução de Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil e posfácio de Eduarda Bastian, Presidente do comitê têxtil da ANC (Associação Nacional do Cânhamo).
Diferente do relatório Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade, o projeto Fibras Alternativas ainda não conta com apoio financeiro externo. Por esse motivo, o material está disponível gratuitamente para as pessoas que apoiam o Modefica de forma recorrente e a um preço acessível para as pessoas de fora do nosso círculo de apoio.
Se você é uma empresa, organização ou pessoa física interessada em garantir que esse material esteja aberto e acessível de forma gratuita para todas as pessoas, entre em contato conosco para financiamento pós-publicação pelo email [email protected]
* O Instituto Modefica é uma organização sem fins lucrativos e o valor arrecadado é destinado para manter a organização e fomentar projetos como esse. Para compartilhar o material com outras pessoas e continuar fomentando a produção de mais pesquisas, utilize o link: